6 Fatos mal interpretados sobre criação de sites


Sem-título-1

É muito comum as pessoas pensarem de um maneira direta e única em vários aspectos da vida, como: estudos, trabalhos entre outros, porém muitas vezes pensar apenas “dentro de um quadrado” não é a opção mais indicada.

Saiba agora alguns fatos mal interpretados na criação de sites:

1- Seguir o mesmo caminho que os demais

Vários sites estão usando o mesmo estilo de design e está dando certo para eles e você vai usar o mesmo estilo e pensa assim: “Já que está dando certo para os outros irá dar para mim também”. Isso é o começo do erro, obviamente você não só pode como muitas vezes deve buscar referencias, principalmente se estiver começando, mas isso não quer dizer que você vá copiar tudo que os outros fazem. É muito importante para a empresa ter um diferencial, e muitas vezes pode começar no site.

2- Quanto mais tempo ficam no meu site melhor

É uma questão de lógica esse tipo de pensamento, “quanto mais ficam no meu site melhor ele é”. As vezes o usuário ficar um tempo menor quer dizer que ele está aproveitando mais suas ferramentas! É um pouco complicado, mas vamos explicar: Se o usuário consegue achar o que precisa em um menor tempo, quer dizer que o seu UX está bom e você está conseguindo fazer com o que ele se sinta confortável em visitar o seu site, ou seja, não complique a experiência do usuário, pense que muitas vezes menos é mais.

3- Chamar a atenção do visitante

Calls To Action (chamadas para atenção) são aqueles botões que levam o usuário a adquirir o seu produto, mas muitos possuem um pouco de medo delas. É claro que elas não podem e nem devem ser colocadas em excesso no site, pois dará aquela sensação que a pessoa está “obrigando” o usuário a adquirir determinado produto ou serviço, porém se colocadas de forma moderada ela irá soar como um “posso te ajudar?” ou até como “esse é um caminho mais rápido para realizar a sua compra”( e lembre-se que ultimamente a questão do tempo é muito valorizada).

12153-NOC0IH

4- Eu realmente preciso mandar um briefing?

Sim! Quem faz a criação dos sites não pode adivinhar o que você precisa, ele é criativo sim, porém precisa de um norte para saber o que fazer, por exemplo o seu site é voltado para um publico feminino de 15 até uns 23 anos, se você não contar isso para o criativo ele pode não captar a “essência” do design que você precisa para seu site, então é sempre bom você preencher o briefing com informações corretas e completas, pois o resultado será melhor.

5-  Quero letras bem cursivas para dar um ar de sofisticação!

Não adianta ter “sofisticação” se o usuário não conseguir ler o seu site e se conseguir será uma leitura difícil. Você pode sim colocar letras cursivas mas veja bem onde e como irá utilizá-las. Para web e textos procure fazer uso de tipografias sem serifas que tornam a leitura mais agradável e fluente.

6- Significado das cores? Eu preciso saber?

O significado das cores ajuda você a passar sua mensagem para o usuário. Um estudo comprovou que as pessoas tem a primeira impressão pelas cores que lhe são apresentadas, um exemplo são as redes de fast-food que utilizam de cores chamativas como o vermelho, amarelo entre outros, já que elas passam a sensação de euforia, rapidez e outros que são a base dessas redes. É só pesquisar, na web exitem vários artigos que explicam sobre as cores e os lugares e ramos mais indicados para o uso delas.

#Comentários

Comentários