7 Dicas para fazer sua empresa decolar

Hoje no mercado mundial esta crescendo o número de pessoas que abrem seu próprio negócio, porém, muitas delas não têm noção de tudo que é preciso para ter a empresa funcionando bem e gerando o lucro esperado.

Muitas vezes partes como a administração ou estratégias são completamente esquecidas.

Hoje vamos listar 7 dicas importantes para fazer o seu negócio decolar:

1- Organização

A organização é de extrema importância, é nela que começa tudo! Você precisa estar com as finanças em dia, saber como está o fluxo de caixa, os funcionários que possui entre tantas outras informações essenciais para que outros setores possam caminhar bem. Uma forma de manter essa organização mais prática e ágil é aderindo a plataformas de planejamento. As plataformas de planejamento dispensam o uso da agenda tradicional(não que você vá deixar ela de lado, você pode utilizar para o uso pessoal, mas não para o gerenciamento total da empresa), pois elas têm tudo o que você precisa saber, salvam os dados e são onlines, ou seja, você pode acessar de qualquer lugar.

2- O que você pretende para o futuro?

Como você quer que sua empresa esteja daqui um mês? e daqui a seis meses? Você precisa ter metas para que lute por elas, e incentivar o seu time inteiro a lutar por elas também. Observe o que você precisa melhorar, o que pretende ter. Ter metas é o primeiro passo para o planejamento da empresa.

3- Planejamento

Você precisa ter tudo planejado, desde quantos lixos estão faltando dentro da empresa até o planejamento das finanças. O planejamento de crises também é algo muito eficiente caso algo que você deseja não der certo, e para ele é bom que você possua um capital de crise também, ou seja, sempre possua uma “economia”. O planejamento serve também para você avaliar uma ideia, é importante observar se aquilo será viável ou não e o retorno que irá trazer caso seja colocado em prática.

4- Você possui orçamento?

Depois da organização e do planejamento você terá acesso a como estão os gastos dentro da empresa e com o quanto será possível disponibilizar para um novo projeto. Fique atendo, pois, tudo deve ser contado, quantos papéis são gastos para limpar as mãos, quantos sacos de lixo são utilizados e etc. É muito importante mensurar até os gatos mais banais já querendo ou não são gastos “essências” que sempre vão estar presentes.

decolar

5- Integração com todos da empresa.

O relacionamento dentro da empresa deve ser bom em todos os setores, é algo primordial que os problemas que você possui em casa, fiquem em casa. Todos os setores devem saber o que esta acontecendo dentro da empresa, mesmo que não seja da área dele. Ideias são sempre ótimas, aceite e respeite quem as deu, mesmo que não você não goste não ofenda a pessoa, se não em uma próxima vez ela poderá não te ajudar. Existem também plataformas que fazem a comunicação interna de uma empresa que facilita a comunicação e compartilhamento de documentos entre os funcionários.

6- Investimento

Quando você cria uma empresa, tenha desde sempre a consciência de que alguma hora ou outra você vai precisar fazer um investimento. Ele pode ser baixo, médio ou alto, também pode ser em produtos internos, mídias externas, entre outros. O investimento também serve para cursos que vão melhorar o seu trabalho, cursos pagos, lendo livros sobre o assunto ou pesquisando muito na internet(você pode encontrar ótimos artigos e posts que vão te ajudar bastante).

7- Não esqueça do marketing

Como já dissemos nesse post “Não adianta você vender algo se ninguém souber que você vende”. Sem clientes não existe o lucro e se não tiver lucro a empresa pode falir. Você deve sim investir em ferramentas como o marketing, sites, páginas ( marketing digital), sem esquecer do marketing pessoal que é um erro que muitas empresas cometem. Hoje muitos negócios fazem um investimento enorme em mídias fora da empresa, mas quando o cliente entra em contato com a empresa são mal atendidos e isso faz com que todo o seu investimento não adiante de nada.

Ps: Preste a tenção, você deve sim ir atrás de novos clientes, mas não deixe os clientes que são de sua empresa de lado, sempre entre em contato com eles, procure saber se precisam de algo, mostre que você realmente se importa com eles.

Dica: Pesquise o máximo que puder, procure referências, ou até mesmo, procure algum profissional que já trabalhe na área e serviços que possam enriquecer ainda mais seu currículo.

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