Erros cometidos no pós-venda

Muitas lojas físicas e online pensam que é só fazer a venda e pronto, todas metas foram cumpridas, porém isso não faz uma das coisas mais importantes dentro de um negócio: fidelizar o cliente.

Um cliente satisfeito será sempre um parceiro do seu negócio, ele indicará seus serviços, falará bem de sua marca e ajudará a agregar valor ao seu produto, mas para isso ele precisa se sentir parte da empresa, precisa ver os benefícios que a relação empresa-cliente oferece para ele, e um dos pontos para se chegar até isso é o pós-venda.

– Saiba quem são seus consumidores

Você precisa obter mais que informações básicas como faixa etária e sexo e entre outros, o legal mesmo é você saber como o cliente compra, quanto geralmente gasta, se é confiável, se já teve problemas com a empresa, se o problema foi resolvido e etc.

Esses dados ajudam muito no contato pós-venda, pois você consegue estabelecer uma linha de conversa com o cliente, você já saberá o estilo de compra dele e pode oferecer algo que se encaixe nele.

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– Fazer o pós-venda apenas para empurrar produtos

Você deve estabelecer um relacionamento com consumidor, não muito próximo pois pode parecer evasivo mas um relacionamento de confiança e profissionalismo.

Você não precisa oferecer produtos todas as vezes que entrar em contato com o cliente, pode-se perguntar se ele está satisfeito com o produto, se ele recomendaria o seu negócio.

Não tenha medo de ele não estar satisfeito, tudo o que você pode fazer é tentar resolver o problema e saiba que isso fideliza e muito os clientes.

Quando há algo errado e a própria empresa o procura e quer saber a sua satisfação e se houver problema ela tentar resolver passa credibilidade e confiança.

– Planeje o pós-venda

É preciso que quem faça o pós-venda realmente saiba o que esta fazendo, saiba como se comunicar com o cliente, entenda dos assuntos abordados pela loja e possa responder perguntas do cliente caso houverem.

– Pós-venda deve ser feito respeitando o cliente

Tente ligar em horários que o cliente esteja mais sossegado e mesmo assim, pergunte se ele pode falar.

Caso você invada muito a privacidade do cliente, todos os esforços com o pós-venda podem não ser efetivos, pois ao invés de ele construir relacionamento com a marca ele a taxará como chata e pode até difamar seu negócio.

– Não esqueça dos cliente mais antigos

Você precisa cativar seus clientes para fideliza-los, você pode dar brindes e cativa-los para manter a fidelidade dos mesmos.

É mais fácil você conseguir um cliente novo do que conseguir de volta a confiança de um que já era cliente.

 

 

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