Importância da Nota Fiscal Eletrônica

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) deveria ser uma obrigatoriedade em todas as empresas brasileiras, mas isso infelizmente não acontece. Sua integração serve para facilitar o processo de emissão nas notas de papel, que serviam apenas para ocupar determinado espaço em gavetas, permitindo agora com essa nova tecnologia ser totalmente reproduzido pela internet.

Apesar de estar funcionando a algum tempo, muitos ainda não utilizam este processo ou até mesmo não entendem como funciona, não sabem quais são suas vantagens e nem suas funcionalidades. Para isso vamos esclarecer algumas coisas.

A nota fiscal funciona como um papel em que a empresa imprimi e entrega ao cliente para que o mesmo o passe ao contador em prol de registra-lo no fisco. Para esse processo é utilizado um papel especifico, feito em gráfica. Quando tratamos de NF-e, o papel é apenas um comprovante e pode ser impresso em qualquer via, o que realmente vale são os dados enviados eletronicamente para o fisco estadual.

Através dessa linha de percepção, observamos que é muito simples a forma de emissão e arquivamento. A facilidade e praticidade nesse tipo de processo é imensa, pois o melhor é que você não precisa ficar reservando quantias absurdas de papeis, e quando precisar ter essas notas por extensa, basta imprimi-las em folhas A4 comum.

O documento tem como objetivo principal acompanhar o trânsito da mercadoria e facilitar a consulta, o chamado Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE).

A Receita Federal disponibiliza um repositório das NF-e, tanto empresas quanto para clientes, podendo consultar e imprimi-las a partir do número registrado no DANFE, permitindo que este processo seja feito quantas vezes o usuário solicitar, basta estar conectado à internet.

Como dito anteriormente, esse processo facilita e muito na questão de armazenamento e organização por reduzir o número de papeis, e caso queira ser impresso, pode ser realizado em papel simples. Um diferencial para esse sistema é a redução na possibilidade de fraudes, já que o registro e a pré-aprovação é totalmente online, requisitando de validação das Secretarias de Fazenda de cada estado. Além disso, ela facilita em processo de fiscos interestaduais, ajudando na redução de fraudes e ajudando no cumprimento de obrigações fiscais.

Cada dia mais vemos essa nova forma de processo sendo adotada, e com certeza vai crescer ainda mais, já que a Receita Federal está buscando melhorar o sistema, lembrando que seu objetivo primário é facilitar na vida do contribuinte.

 

(42)3223-1295

Ponta Grossa

(41)3025-5156

Curitiba

COMPRE PELO CHAT