Quero ser um profissional de TI! O que fazer?


seguranca

É sabido que qualquer área que escolhemos para seguir, precisamos estar sempre por dentro de assuntos relacionados, mas tratando-se de TI, o peso disso dobra. Porquê? A tecnologia não para, está em constante evolução. Na verdade, é preciso gostar do assunto, afinal, um bom profissional ama o que faz, e por isso não vê problemas em ler diariamente artigos e novidades sobre o assunto.

Antes de dar o primeiro passo, é preciso designar qual área da TI você se dá mais, qual assunto te dá mais vontade de saber sobre, o que te instiga de verdade. É o mundo Web? Desktop? Mobile? Redes? Hardware? Enfim, há diversas.

1.Estude em casa! Para não sair se jogando de cara sem saber se realmente gosta da área escolhida, comece estudando sozinho(a). A internet é um livro aberto de ótimos conteúdos, basta saber procurar. Leia livros sobre, artigos, vídeos com tutoriais e participe de fóruns de ajuda.
Se ver que está se cansando do assunto, sinal amarelo. Repense e comece estudar outra área, mas lembre-se que nada “é mastigado”, há sim áreas complexas e assuntos “chatos”, mas que é de extrema importância para seu conhecimento, já que no mundo da TI um assunto está diretamente ligado ao outro.

2.Faça um curso técnico!Depois de ter uma base, está na hora de ir mais a fundo para trocar e adquirir mais conhecimentos com profissionais da área. É interessante fazer um curso técnico antes de ingressar na faculdade pois os cursos da área de TI são ótimos parapraticar. Na maioria dos cursos, no segundo módulo o aluno já se depara com situações-problemas que encontrará durante sua vida profissional, aprende na teoria e na prática como lidar com cada fase. Além do mais, um curso técnico lhe dá um “norte” ainda melhor de que curso escolher para investir nos seus próximos 4-5 anos.

3.Procure um estágio/trabalho! O mercado de TI está de portas abertas para técnicos de todas as áreas, depois de formado, basta procurar um polo de empresas na área e distribuir currículo e esperar ser chamado para praticar o que aprendeu nesses anos de curso técnico e estudos em casa, e claro, aprender muito mais!
É importante continuar estudando em casa depois da formação do técnico, praticar o que se via em aula e procurar sempre por coisas novas para estar preparado para qualquer situação que sua empresa lançar em suas mãos.

profissional

4. Ingresse na faculdade!
Uma certificação não faz um profissional melhor do que um que trabalha no ramo há 10 anos e não é formado. TI resume-se em aprendizado+prática, porém, isso não quer dizer que você não precisa ter uma graduação. Uma graduação além de te dar mais diretrizes de estudo e desenvolvimento, permite-lhe entrar com estabilidade numa empresa e gerenciar cargos cada vez maiores, se estiver dentro de sua competência.

5.Especialize-se! O mercado, as empresas, sempre precisarão de um profissional especialistas em alguma área da Tecnologia da Informação, por isso, apresentar-se como especialista em determinado assunto é um grande passo para o sucesso. Porém, não se prenda em sua especialização. Tecnologia está ligado à inovação. Esteja sempre disposto(a) a conhecer e saber mais sobre novas áreas.

6.Atue!
Provavelmente nesta etapa, o recomendado é que você já tenha trabalhado na área para ver como tudo funciona. Se isso aconteceu, ótimo. Talvez isso desperte em você um lado empreendedor que lhe faça abrir seu próprio negócio no mundo da TI e ser um diferencial até para o mundo, pois a TI é um mundo universal. Se estiver numa empresa, procure sempre crescer, procure por promoções e destaque-se. Se você estudou e é capaz de assumir um cargo alto, pra quê se contentar com pouco? Mexa-se!

A área da Tecnologia da Informação é um mundo fantástico onde lhe permite criar, mudar coisas que existem para melhor e tornar tudo mais fácil. Além do mais, é uma área que não se vê fim, podemos ver que hoje em dia, praticamente tudo já gira em torno de tecnologia, nós estamos ligados a ela 24h, seja por redes sociais, smartphones ou tablets.

Aposte na área, mas lembre-se do primeiro ponto: É preciso gostar!

Nós, equipe Finer Soluções, somos apaixonados por esse mundo, respiramos tecnologia e estamos sempre nos atualizando para acompanhar as tendências e oferecer as melhores opções e ideias para nossos clientes e parceiros. Aposte na inovação!!!

#Comentários

Comentários