Caracteristicas

População

+334 535

Área

2 067,545 km²

Distancia a Capital

103 km

História

Territorial

O território de Ponta Grossa começou a ser percorrido a partir do século XVI, quando as expedições espanholas cruzavam o lugar para ir do Litoral Catarinense até a cidade de Assunção no Paraguai.

Os primeiros a chegar na cidade foram fazendeiros paulistas que se instalaram pela abundancia de pastos naturais e pelas belezas naturais dos Campos Gerais.

Pouco tempo depois o Capitão-mor José Góes e Moraes doou parte de suas terras para os jesuítas, e então nas proximidades do Ribeirão São Miguel, afluente do Rio Pitangui, ergueram a Capela de Santa Bárbara do Pitangui, onde estabeleceram o Curato da Companhia de Jesus. Neste período destaca-se a Fazenda Bom Sucesso, do sargento-mor Miguel da Rocha Ferreira Carvalhães, onde o limite abrangia a área que constitui o perímetro urbano de Ponta Grossa.

Crescimento

O povoado começou a crescer rapidamente e em 15 de setembro de 1823 foi criada a Freguesia da Estrela, tendo como primeiro vigário o Padre Joaquim Pereira da Fonseca. Pela lei provincial nº 34 de 7 de abril de 1855, foi criado o município de Ponta Grossa, a Lei Provincial nº82 do dia 24 de março de 1862 elevou a Vila para a categoria de cidade.

Pela iniciativa de Augusto Ribas em 1878 começou a colonização russo-alemã no município, dois anos depois Ponta Grossa recebe a visita de Dom Pedro II, que era um dos principais incentivadores das imigrações.

A partir de 2 de março de 1894 iniciou-se um período de progresso quando foi inaugurada a Estrada de Ferro Curitiba – Ponta Grossa. Dois anos depois houve o inicio da construção da Ferrovia São Paulo – Rio Grande do Sul, com isso na cidade de Ponta Grossa foram instalados por muito tempo os escritórios e oficinas das ferrovias.

Em 1904 quando Ernesto Guimães Villela era o prefeito, foi inaugurado o sistema de iluminação elétrica, que era fornecido pela empresa Ericksen & Filho do próprio Ernesto Villela. Além do sistema de luz elétrica foram implantados também sistemas de água, esgoto.

Povoação

Onde hoje se encontra a Catedral existia um rancho pousada que foi construído por tropeiros junto a uma centenária figueira onde colocaram uma cruz e ali se tornou o ponto de parada de tropeiros e viajantes, outro ponto de referência era a Casa de Telhas construída pelos jesuítas onde faziam a celebração de sacramentos e festas religiosas, e foi bem em torno da Casa de Telhas que surgiram as primeiras choupanas.

O fazendeiro Miguel da Rocha Ferreira Carvalhães procurou incentivar o progresso do lugar, para isso convocou os vizinhos e também mais alguns fazendeiros e expôs a necessidade de se criar uma povoação, para isso enviou seu capataz Francisco Mulato para encontrar um local apropriado para se começar uma povoação, o capataz encontrou e disse a seu patrão a seguinte frase ” Sinhô sabe bem porque é encostado naquele capão que tem a ponta grossa”.

Os outros fazendeiros não gostaram muito da localização escolhida, e então decidiram soltar nas pradarias, um pombo branco com uma fita vermelha no pescoço e onde o pombo viesse a parar e ficar, seria escolhido como o local de povoação. O pombo pousou exatamente na cruz que os tropeiros colocaram de baixo da figueira, todos entenderam aquilo como um bom sinal e decidiram que o povoado começaria ali mesmo.

Ponta Grossa Hoje

Ponta Grossa teve em sua cidade grandes nomes da politica paranaense, e hoje é conhecida como Capital Cívica do Paraná, onde possui o maior parque industrial do interior do estado. É a 4ª Região mais populosa do Paraná com mais de 350.000 habitantes calculados no ano de 2014. A cidade possui uma posição geográfica estratégica que garante a proximidade para o transporte para portos, além das belezas naturais que a cidade possui como cachoeiras e é claro o Parque Nacional de Vila Velha que possui a Lagoa Dourada, Furnas e os Arenitos.

Economia

A economia da cidade de Ponta Grossa começou a se expandir em 1900 com a instalação da ferrovia, em seguida na década de 70 grandes industrias do setor alimentício acabaram por se instalar aqui. Já na segunda metade da década de 90 empresas de logística, produção, serviços começaram a se instalar também.

Hoje a cidade possui grande parte de sua economia gerada através das industrias que aqui se instalam já que Ponta Grossa é um dos maiores polos industriais Paranaenses.

Industrias

O processo de industrialização aconteceu em meados de 1975 até meados de 2005, o fator principal desse impulso industrial foi a infraestrutura de transportes e a mão de obra barata e qualificada.
Ponta Grossa foi se tornando um polo industrial no Paraná, com isso, cerca de dez quilômetros do centro está localizado o Distrito Industrial Ciro Martins, o complexo fica próximo a região do Cará-Cará. O Distrito Industrial de Ponta Grossa é o maior do interior do estado.
O setor industrial em Ponta Grossa é bem variado, indo desde o setor alimentício até o setor de automação industrial.
Um dos fatores de interesse dessas industrias em se instalar em Ponta Grossa é pela posição geográfica estratégica que a cidade possui, dando proximidade de transporte para portos, aeroportos e países vizinhos, como por exemplo: Argentina e Paraguai.
Algumas das grandes empresas instaladas em Ponta Grossa são: Monofil, LP Masisa, Braslar Eletrodomésticos, Cervejarias Heineken, Makita, Continental, Tetra Pak, Beaulieu do Brasil, Bungue, Cooperativa Batavo, Cargil, Louis Dreyfus Commodities, Batavia, Nidera, Sadia, BO PACKAGING BRASIL, CrownCork Embalagens, DAF/PACCAR, AMBEV Cervejaria,entre outras.

Serviços

Ponta Grossa possui um grande tronco ferroviário, por isso é conhecida como a capital dos caminhões. Esse setor na cidade é de amplo em desenvolvimento e diversificação e é justamente por esses serviços que caminhoneiros do país inteiro vêm efetuar reparos em seus veículos em Ponta Grossa.
A concentração dos serviços fica nas regiões da Souza Naves, Presidente Kennedy e rodovia PR 151.
Alguns dos serviços da cidade são: Hipermercado BIG (rede Wal-Mart), Supermercado Tozetto, Super Muffato, Super Condor, Shopping Palladium, Shopping Total, Shopping Antartica, MC Donald’s, Bob’s, Burguer King, Habib’s, Havan, Lojas Americana, Marisa, Hering, C&A, entre outras lojas de departamentos, eletro-eletrônicos e varejo.

Serviços

Turismo

A cidade é muito rica em belezas naturais e é muito agradável para passeios em família. O acesso até Ponta Grossa se dá através das rodovias duplicadas BR-376 e 277, também possuindo a Transbrasiliana.

Belezas Naturais

Algumas das belezas naturais da cidade são:

alagados-thumb

Represa dos Alagados

alagados

Foto de Marco Fávero

É responsável pelo abastecimento de água na cidade, fica localizado a 20 km do centro da cidade. A represa dos Alagados também é sede do Iate Club da Cidade.
É um ugar onde a população procura para passar tardes agradáveis em presença dos amigos e familiares. A Represa dos Alagados também é conhecida por pessoas que fazem frequentes acampamentos e esportes aquáticos como: pescaria, a natação, o remo e o Wind-surf.
A estrada para se chegar até o local já é de grande beleza encantando ainda mais os seus visitantes.

mariquinha

Cachoeira da Mariquinha

mariquinha

Fica a 30 km do centro da cidade, em sua volta possui arenitos e mata nativa. A cachoeira possui 30 m, de uma beleza inigualável. O lugar é conhecido pelas visitas de famílias e amigos para passar um dia relaxante, além dos acampamentos que também são bem famosos no loca. A Cachoeira da Mariquinha forma uma lagoa ótima para se refrescar nos dias quentes.

buraco-do-padre

Buraco do Padre

buraco-do-padre

Fica no distrito de Itaiacoca, a 26 km de Ponta Grossa.
O Buraco do Padre possui esse nome pela história dos jesuítas que ali estiveram, já que usavam o local para concentração, descanso e meditação.
O Buraco do Padre também é uma furna, por mais que seja um pouco diferente das encontradas na região de Vila Velha.
Com uma cascata muito bela é um lugar calmo onde você pode descansar com a família e amigos.
Também é comum pessoas fazerem ensaios fotográficos lá, devido a beleza local.

pedras-vila-velha-com-taça_mini

Parque Estadual de Vila Velha

foto-galeria-materia-620-3f33

Lagoa Dourada

É uma furna assoreada. O nome Lagoa Dourada vem do entardecer quando o sol reflete na água e lhe uma cor dourada.
Além de passar calmaria e admiração nos visitantes a Lagoa Dourada também abriga várias espécies de peixes nativas.

lagoa_dourada

Furnas

As furnas são poços de desabamentos, depressões parecidas com com crateras, de formato circular e paredes verticais.
As furnas encantam por sua profundidade e formação, além de possuírem túneis subterrâneos que fazem a ligação de todas as furnas do parque(exceto uma delas que já esta seca), e é por esses túneis que peixes percorrem até a Lagoa Dourada.
Dentre elas são mais conhecidas as furnas gêmeas.

arenitos

Arenitos

Formações Rochosas do período Carbonífero que são resultados da compactação e endurecimento de várias camadas de areia.
O interessante dos arenitos de Vila Velha são as formas que ele possui, você pode ver uma garrafa, já outra parece ser um camelo e sem esquecer da mais famosa que é a taça.
Vila Velha é lugar muito interessante onde você e sua família podem fazer trilhas, conhecer a vegetação local e entrar em contato com a natureza.
O Parque Estadual de Vila Velha possui um sistema de preservação do parque dos animais que ali vivem, alguns desses animais são: lobos-guará, jaguatiricas, quatis, gatos-do-mato, cachorros-do-mato, iraras, furão, catetos, veados, tatus, pica-paus, pombas, perdizes, tamanduás-bandeira e mirim, diversos tipos de aves entre outros.
O Parque conta sempre com guias para orientar e informar os visitantes.

Pontos Turisticos

catedral

Catedral de Santana

catedral2

No ponto mais alto da cidade a Catedral possui uma decoração admirável com muita cor e detalhes. Com grande capacidade de pessoas a Catedral é um dos símbolos de Ponta Grossa.

mosteiro

Mosteiro da Ressurreição

mosteiro2

Mosteiro que abriga os Monges Beneditinos, é um lugar calmo e para reflexão, mas também possui dados importantes sobre a cidade e tempos passados.

estacao

Estação Saudade

estaca01

Foi de grande destaque para evolução do transporte local, tempos depois parte da estação foi desativada, mas declarada a sua importância para a cidade foi declarada como patrimônio histórico.
Hoje a Estação Saudade complementa a região central de Ponta Grossa com a beleza de sua estrutura.

biblioteca2_mini (1)

Mansão Vila Hilda

biblioteca1_mini

O interior da mansão possui pinturas que retratam, paisagens e motivos europeus, além de algumas paisagens locais. Visitar a Mansão Vila Hilda é com voltar no tempo.

Hoje a Mansão é sede da Secretaria de Cultura Municipal.

Cultura

Ponta grossa possui vários projetos culturais, a cidade conta teatros, cinemas, áreas para exposições, espaços alternativos e vários outros projetos com escolas, faculdades entre outros.
Além disso é de Ponta grossa o FENATA, que é considerado um dos maiores e mais antigos eventos teatrais do Brasil.

Centros Culturais

SONY DSC

Museu de Arqueologia

O museu foi inaugurado no dia 11 de Abril de 2001, possui exposições que abordam o Egito Antigo com vários artefatos e com o intuito de auxiliar os professores e alunos a aprenderem de uma forma mais dinâmica.

Museu Época, localizado na cidade de Ponta Grossa.

Museu Época

O museu foi inaugurado no dia 15 de setembro de 1922. O prédio em que se encontra o museu foi construído em meados de 1880 e já foi moradia de Bonifácio Vilela e Vicente Machado que hoje dão nome a ruas da cidade.

museu-camp0os-gerais

Museu Campos Gerais

O Museu Campos Gerais foi fundado em 1983. O museu pertence a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O museu sempre tem exposições muito interessantes e de vários assuntos diferentes.

0_1274098613.5747

Casa da Memória Paraná

Foi inaugurada no ano de 1894 e funcionava como sede da estação ferroviária, em 1995 foi encerrado o seu fuincionamento e tournou-se patrimônio histórico da cidade. Hoje ela abriga documentos, fotos entre outros dados históricos de Ponta Grossa.

museu arqueologico

Museus de Geologia e Paleontologia

Fica no Parque Estadual de Vila Velha, foi inaugurado no ano de 2003. Ele possui como objetivos: Divulgar a geologia e a palentologia do parque, ampliar as atividades educativas. buscar a satisfação do visitante, minimizar empactos negativos, agregar valor turístico ao parque.

 

 

 

 

 

A cidade não possui cinemas próprios, as unidades ficam em dois dos shoppings da cidade:

img_2ecfb097147c4586b0486672a2d291ee

Multiplex Palladium

cd_f_cinemashoppingtotal_26

Cinema Shopping Total

cultura-projeto

Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa

Construido em 1907 era residência de Amando Cypriano da Cunha, já foi sede de dois colégios importantes da cidade e hoje funciona como centro de cultura e possui capacidade para 176 pessoas.

pax2
Cine Teatro Pax

O Pax fica na região de Oficinas, e pertence a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Possui capacidade para 600 pessoas e sempre recebe eventos voltados para as crianças da região, também recebe muitas formaturas de 9 ano até Faculdades.

teatro marista
Teatro Marista
O teatro fica junto ao colégio Marista Pio XII, ele possui capacidade no teatro para 753 e no anfiteatro para 210 pessoas. No Teatro Marista acontecem peças teatrais, palestras, formaturas, danças e entre outros.
opera
Cine Teatro Opera

Foi construido no ano de 1947 e revitalizado no ano de 2004. O Opera possui capacidade para 933 pessoas. Nele são apresentados musicais, peças teatrais, palestras, danças e entre outros.

Projetos Culturais

biblioteca-mun

Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal já teve sedes diferentes, porém agora foi construído um lugar especialmente para abrigar o acervo da cidade.

A biblioteca funciona de segunda à sexta-feira das 8hs às 18hs e no sábado das 8hs às 13h.

bando-da-leitura

Bando da Leitura

Projeto da professora Lucélia Clarindo, o Bando da Leitura funciona no quintal de sua casa, onde ela acolhe várias crianças para alimentá-las com livros e cultura.

O projeto não de cunho da prefeitura, mas atende as crianças dos Campos Gerais.

São feitos artesanatos, leituras, são contadas histórias das maneiras mais divertidas para que as crianças realmente prestem atenção e sejam incentivadas a sempre cultivar este hábito.

O Bando da Leitura conta também com a ajuda de algumas empresas da cidade, que ajudam com doação de livros e material.

flicampos2014

FLICAMPOS/Feira do Livro

Ela acontece anualmente na cidade, e o local é o pátio da biblioteca municipal. É um grande evento da cidade onde existem oficinas de desenhos, passeios escolares, palestras e várias livrarias da cidade montam seus estandes e proporcionam vários descontos para a população.

Além de tudo isso a feira do livro também possui praça de alimentação com várias coisas gostosas.


fenata

FENATA

Considerado um dos maiores e mais antigos eventos teatrais do Brasil o FENATA atrai pessoas de todos estados e até de fora do país. O tempo de FENATA é um tempo muito bom para cidade pois são feitas várias apresentações teatrais e inclusive alguns eventos na rua.

cultura

Fundação Cultura

A Fundação Municipal de Cultura oferece cursos de teatro gratuitos, além de mostras de danças e vários eventos, alguns dos que já passaram pela cidade foram: Festival de Contadores de Histórias, Maratona de Contos, Circuitos Culturais, Oficinas de Palhaços, Jornada de Estudos em Narrativa, entre vários outros projetos teatrais.

acipg-palestras

ACIPG Palestras.

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa – ACIPG – foi fundada em 18 de junho de 1922.
Em pouco tempo o grupo idealizador da entidade recebia o apoio e a colaboração de outros empresários.
Não demorou para a entidade crescer e modificar positiva e continuadamente o dia a dia da cidade.

A ACIPG sempre promove a cultura da cidade, além vários outros benefícios como estágios para estudantes, palestras e cursos para capacitações.

As palestras que a ACIPG trás sempre são de grande auxilio para os jovens que podem ter exemplos de como aplicar tudo o que aprendem em sala de uma maneira prática e para a região.

Com a parceria para escolas e faculdades algumas palestras que seriam pagas tornam-se gratuitas.

sextaasseis1

Sexta as Seis

É projeto que incentiva os jovens e a música. Todas as sextas, 18 horas bandas se apresentam gratuitamente para a população.

Estão entre os estilos: folk, indie, pop, reggae, rock(um dos principais), blues, jazz, punk, soul.

O projeto reúne toda semana vários jovens que querem apreciar bandas e a música local.

feirinha-estação

Feirinha da Estação Saudade

Todos os sábados é feita uma feirinha na estação saudade, que dá oportunidade dos artesãos da cidade mostrarem seus produtos.

Lá têm vários tipos de produtos, você pode encontrar: placas em MDF, roupas, brechó, colares artesanais, entre outros produtos da nossa região.

Projetos Culturais

Educação

No âmbito educacional Ponta Grossa possui um ensino de grande qualidade, são universidades, faculdades, cursos técnicos e colégios que auxiliam na formação pessoal e profissional de crianças, jovens e adultos.

Ensino Fundamental e Médio

Os ensinos fundamentais e médios em Ponta Grossa são bem abrangentes, é o passo inicial de muitas crianças e jovens, e é por isso que a cidade se preocupa com a educação de sua população.
São algumas das escolas de destaque:

– Público: Universidade Tecnológica do Paraná(UTFPR – Ensino MÉdio Técnico), Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas, Colégio Estadual Presidente Kennedy, Instituto de Educação Professor César Pietro Martinez, Colégio Estadual Regente Feijó, Colégio Estadua Jesus Divino Operário, Colégio Estadual General Osório, Colégio Estadual Professora Elzira Correia de Sá, Centro Estadual de Educação Profissional de Ponta Grossa, entre outras.

– Privado: Colégio Sant’Ana, Colégio Sagrada Família, Colégio Marista Pio XII, Grupo Master(Néo Master, Pró Master, Master Girassol), Colégio Sepam(Também possui Sepam Vestibulares), Colégio Sagrado Coração de Jesus, Rede de Colégios CIESC, Colégio São Francisco, Escola Santa Terezinha, Colégio Integração, Escola Desafio, Escola Arco-íris, Thales de Mileto, entre outras.

Ensino Superior

O ensino superior em Ponta Grossa é rico em cursos, as faculdades e universidades são dividas em:
– Públicos: Universidade Estadual de Ponta Grossa(UEPG), Universidade Técnologica Estadual do Paraná (UTFPR).
– Privados: Faculdade União(No ano de 2014 foi integrada ao grupo UNOPAR), Faculdades Santa Amélia(SECAL), Faculdades Sant’ana, Faculdades Sagrada Família(FASF), Centro de Ensino Superio dos Campos Gerais(CESCAGE), Faculdades Ponta Grossa(FACPG).

Cursos Técnicos

A cidade conta com muita mão de obra especializada graças aos cursos técnicos aqui ofertados, são várias áreas de atuação que preparam diversos profissionais para o mercado de trabalho de maneira mais prática e objetiva.
Alguns centros são:
Sistema S: Senac, Sesi, Senai e Sesc e Colégio Sant’Ana(os curso são integrados ao ensino médio).

Times da Cidade

Ponta Grossa busca sempre incentivar o esporte na cidade, e com isso a cidade possui que são referência em todo o Paraná.

nbpg

Novo Basquete Ponta Grossa (NBPG)

O NBPG um dos mais recentes times do esporte na cidade possui time masculino e feminino. Uma das conquistas inéditas feita pelo NBPG foi a conquista do título da Copa Brasil 2015.

futebol-operario

Operário Ferroviário Esporte Clube (OFEC)

O Operário é um time que joga com muita garra e vontade de vencer, possui também um apoio gigantesco de sua torcida que é uma das mais fervorosas do sul do Brasil.

fustal

Keima Futsal

Time de futsal de Ponta Grossa, o Keima participa de vários torneios levando o nome da cidade para todo o Paraná.