4 dicas para você fazer uma gestão financeira impecável

Quem nunca se perguntou qual é a chave para uma gestão financeira impecável? Muitas vezes criamos empecilhos em nosso mindset que nos impedem de salvar um dinheiro extra em seu orçamento mensal. Imagine como seria, finalmente, pagar umas férias de verdade? Ou ter sempre disponível um fundo para emergências? Ou quem sabe, se ver livre das dívidas de uma vez por todas?

Este guia pode ajudá-lo a aprender como economizar dinheiro em despesas diárias e mensais. Além disso, preparamos dicas sobre como reservar fundos para o futuro. Preparado para ter uma gestão financeira impecável? A Finer te ajuda!

 Guardando dinheiro diariamente. Como fazer?

 Ajustes simples na sua rotina diária podem fazer muita diferença com o tempo. Guarde todo dinheiro trocado e, assim que alcançar uma quantia pré-determinada, deposite na poupança. Uma das maneiras mais fáceis de economizar dinheiro é comprar utilizando uma lista de itens necessários, porque você acaba fazendo compras por impulso e não planejadas. Outra dica importante é encontrar um aplicativo ou software que auxilie no controle de gastos, nada é melhor do que visualizar e administrar para onde vai o seu dinheiro.

Construa um fundo de emergência

 Isso pode fazer toda a diferença. Famílias de baixa renda, com um fundo de emergência, estão financeiramente melhor do que famílias de renda moderada com poupança. Poupar para este fundo começa com pequenas contribuições automáticas, regularmente programadas, que se acumulam ao longo do tempo. Preservar uma poupança de emergência pode ser a diferença mais importante entre aqueles que conseguem se manter à tona e os que se afundam em dívidas. Também traz certa tranquilidade, e garantindo os pagamentos de despesas que surgem inesperadamente.

Estabeleça seu orçamento mensal

 Você está procurando uma maneira fácil de começar a economizar? No primeiro dia de um novo mês, guarde o recibo de tudo que você compra. Separe-os em categorias, como restaurantes, mercearias e cuidados pessoais. No final do mês, você enxergará, nitidamente, para onde está indo o seu dinheiro e o que pode ser cortado. Uma maneira simples de poupar, é pedindo ao seu empregador que deduza uma certa quantia do seu pagamento e transfira-o para uma conta de poupança mensalmente (se você for o seu próprio chefe, seja sistemático e realize a operação).

Domine a regra dos 30 dias

Evitar a gratificação instantânea é uma das regras mais importantes quando o assunto é finanças pessoais e, aguardar 30 dias para decidir sobre uma compra, é uma excelente maneira de implementar essa regra.

Depois de um mês, descobrirá que o desejo de comprar passa e você terá economizado algum dinheiro, simplesmente esperando. Se você está em dúvida sobre uma aquisição repensar pode dar uma perspectiva melhor sobre se realmente vale a pena tal investimento.

Tenha uma imagem real para onde vai seu dinheiro, mantendo o controle de seu fluxo de caixa mensal: ou seja, sua renda menos suas despesas. Isso também tornará mais fácil marcar o progresso em direção ao seu objetivo de economia.

Tem dúvidas recorrentes sobre finanças?

Quer saber mais sobre soluções para poupar seu tempo e ainda atingir seus objetivos profissionais?

Confira as sugestões de serviços e produtos em nosso blog e entre em contato com a nossa equipe.