5 dicas para fazer uma boa gestão de estoque na loja virtual do seu negócio

O e-commerce, sem dúvidas, é um setor em constante crescimento no Brasil. As pessoas estão acostumando-se a comprar cada vez mais pela internet. Por isso, é preciso que a sua loja virtual esteja preparada para atender as necessidades dos seus clientes, inclusive mantendo um estoque bem organizado.

Perder o controle na hora da estocagem de produtos pode trazer dificuldades, seja na hora de atender a sua clientela ou mesmo repor os produtos de forma errada, tendo até prejuízos. Então, o mais interessante para o empreendedor é buscar conhecimento para manter a quantidade de produtos sempre em dia.

Estipule a técnica para estocagem
Quando falamos sobre e-commerce, há em jogo diferentes formas de dinâmica em relação ao estoque. É possível, por exemplo, atuar sem estocagem de produtos, com o Dropshipping, que consiste em entregar o produto diretamente do fornecedor para o seu cliente. Também há empreendedores que utilizam mais de uma técnica simultaneamente, com armazenagem e Dropshipping.

Atenção às métricas
Há algumas informações que são necessárias para manter o seu estoque bem organizado. Um exemplo disso, é a capacidade do seu espaço, pois é estimado um tempo de ciclo para um produto, que consiste desde a compra pelo fornecedor até a sua saída para o cliente. Esse tipo de estimativa ajuda a entender a quantidade e intervalo de tempo entre os seus pedidos de reposição.

Controle a entrada e a saída de produtos
Parece um tanto óbvio, mas pode passar despercebido. Além de saber todo o seu inventário, é preciso controlar os produtos que entram e saem, a fim de estar com seus dados sempre atualizados. Caso contrário, é posta a perder toda a sua organização na hora de comprar produtos, pois esses dados impactam nas demais ações administrativas.

Valorize os seus fornecedores
As empresas que fornecem os produtos que são vendidos em sua loja virtual devem ser valorizadas. Tudo isso, porque a qualidade dos serviços desses locais impacta na sua prestação de serviço e no seu estoque. Então, na hora de escolher de quem comprar, leve em consideração as boas relações, tenha o preço baixo como parte da lista e não apenas como o único quesito.

Utilize softwares específicos
A tecnologia está aí para ajudar as pessoas a economizar tempo e otimizar os trabalhos. Em uma loja virtual isso não muda, então, adquira um sistema que ajude em todos os processos do seu e-commerce, não apenas em relação ao controle de estoque. Isso fará muita diferença na qualidade dos serviços prestados e na sua organização como um todo.

Essas são dicas valiosas para manter uma boa gestão de estoque na sua loja virtual. Depois de colocar tudo em prática, você verá que o seu e-commerce nunca mais será o mesmo.

Afinal, sabemos que melhorar a sua gestão interna tem um impacto direto na sua prestação de serviços e relacionamento com o cliente. Então, procure investir em ações que ajudem a manter o seu estoque sempre em dia, como os softwares que citamos.

Saiba mais sobre os nossos produtos, acesse o nosso site.

Comercial

Como podemos ajudar?