6 Dicas de Como Fazer uma Análise de Mercado Correta

Uma análise de mercado é uma avaliação quantitativa e qualitativa de um segmento. Ela observa o tamanho do mercado em volume e valores, nicho clientes, padrões de compra, concorrência, ambiente econômico, barreiras de entrada e regulamentação.

Seus objetivos principais são conhecer profundamente o setor do negócio e verificar se o mercado é consistente o suficiente para seu empreendimento. Os mercados mudam e uma empresa precisa observar de perto seu campo de atuação e suas análises devem acontecer anualmente. Por isso preparamos seis dicas sobre como fazer uma análise de mercado eficiente:

  1. Cliente potencial

A definição de um cliente gira em torno do tipo do seu negócio. Por exemplo: se você está abrindo uma pequena loja de materiais de escritório, o seu público será proveniente das empresas que estão no seu raio de entrega. Segmente seu mercado-alvo em uma ampla gama de escritórios e empresas que utilizam materiais de escritório e assim, seu negócio estará sempre ativo. Mesmo vendendo produtos de alta demanda, é preciso compreender as necessidades dos clientes, mantendo seu negócio sempre atualizado.

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  1. Necessidade de mercado

Esta seção é muito importante, pois é onde mostra ao seu potencial investidor que você tem um conhecimento profundo de mercado. Você sabe porque os seus clientes compram! Aqui, entre nos detalhes de demanda de seu produto ou serviço e mostre sua vantagem competitiva, sem mencioná-la explicitamente para a concorrência.

  1. Concorrência

O objetivo é possibilitar uma visão justa de quem são os competidores. Você precisa conhecer o posicionamento de seus concorrentes, seus pontos fortes e fracos. A ideia é encontrar fraquezas nas quais você possa trabalhar para beneficiar o seu negócio.

  1. Tendências de mercado

Você precisa entender o que está acontecendo com a sua fatia de mercado. Quais tendências de marketing influenciam os seus segmentos? Preocupações ambientais fazem parte dessa equação? As questões que afetam os mercados-alvo serão diferentes para cada tipo de negócio e o importante é que, ao criar seu plano estratégico, você se conscientize das tendências que podem afetar sua fatia de mercado específica.

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  1.  Projeções

Não se preocupe com precisão absoluta! Você deve ser cuidadoso e evitar projeções mirabolantes. Utilize todas as dicas que colocamos neste post e tente ver como seu mercado estará daqui a cinco anos. Ele será afetado por inovações tecnológicas? A faixa etária de sua clientela será alterada e constantemente precisará de novos clientes de base? Seu empreendimento sobreviveria um momento de crise?  Você ainda gostará de trabalhar neste segmento daqui a cinco anos? Inclua-se nas projeções, afinal você é o maior interessado no seu sucesso!

  1. Regulamentação

Existem regulamentos ou restrições governamentais específicas que atinjam o seu mercado? Nesse caso, você precisará planejar e cumprir. Contrate especialistas para garantir que tudo esteja em conformidade e evite dores de cabeça. Advogados, contadores, arquitetos… tenha sempre uma boa lista de contatos. Uma equipe de prontidão para suas necessidades nunca é demais!

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