A importância do controle de estoque para as lojas de departamento

Investir em uma loja de departamento pode ser um negócio bastante rentável.

No entanto, na maioria das vezes, detalhes são deixados de fora da lista de importância da empresa e podem ser fatais para o orçamento. Uma delas, é o controle de estoque.

Empresários que buscam aumentar seus lucros precisam estar extremamente atentos ao controle de estoque e buscar sempre melhorias para este sistema.

Qual a importância do controle de estoque?
Muito além de ser apenas um sistema de gestão para entrada e saída de mercadorias, o controle de estoque está ligado diretamente ao capital de giro.

Sendo uma peça fundamental para o capital da empresa, o controle de estoque impacta diretamente na atividade, desde a produção de um produto até a parte financeira do seu negócio.

A falta de um sistema para lojas de roupa ou um sistema para o varejo, por exemplo, pode ser representado por uma queda nas vendas e prejuízos diversos como produtos que perdem a validade por não serem procurados.

Sistema para o varejo
O sistema de controle de estoque para o varejo revela para o empresário quais são os produtos com alto e baixo desempenho.

Isto faz a empresa evitar gastar parte do orçamento em produtos que não têm rotatividade de vendas ou sem estratégias de marketing.

Quando isso ocorre, as empresas geralmente realizam um saldão de ofertas, na intenção de gerar espaço para o recebimento de novos produtos.

Para evitar esta dor de cabeça, implementar um sistema de controle de estoque que também seja eficaz nos assuntos administrativos da empresa é uma necessidade.

O que o sistema de controle de estoque pode proporcionar?
Além de deixar o empresário ciente sobre quais produtos realmente investir, o sistema otimiza as vendas mensais.

Ao ter um maior controle sobre as mercadorias que vendem primeiro, a empresa pode estabelecer dinâmicas que evidenciem os produtos, seja em prateleiras ou no cardápio de padarias e cafeterias.

Desta maneira, o cliente saberá que o produto que ele busca está sempre disponível em sua loja, tornando aquele espaço seguro e recomendável.

A otimização de vendas também contribui para que a empresa invista em campanhas de marketing para promover um produto próprio ou uma parceria com terceiros.

Não ter um sistema de controle de estoque pode gerar uma falta de planejamento em longo prazo
O sucesso de um empreendimento está em seu planejamento, o que pode ser tendência hoje, amanhã já não fará parte do imaginário das pessoas.

Não estar conectado com as novidades do mercado pode fazer o gestor perder a oportunidade de compor o estoque com o produto que esteja em evidência, ocasionando perdas financeiras a empresa.

O sistema de controle de estoque pode auxiliar na avaliação de gastos, bem como mostrar quais são os períodos em que determinado produto vende mais e qual o momento certo de colocá-lo em destaque.

Tudo isso, possibilita a empresa criar um bom planejamento e se destacar no mercado.

Saiba mais sobre controle de estoque
Acredita que a sua empresa precisa de um sistema de estoque? Entre em contato conosco e saiba mais sobre o nosso software para controle de estoque e faça seu orçamento.

Comercial

Como podemos ajudar?