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Como cobrar um cliente inadimplente?

Pessoas em uma loja comprando

Com certeza você já deve ter ouvido esse ditado popular: “Devo, não nego. Pago quando puder”. Ouvir essa frase de um cliente devedor é um verdadeiro pesadelo para os empresários, não é mesmo? Afinal de contas, não receber os pagamentos em dia, resulta em muitas complicações na situação financeira da empresa.

Mas qual é a maneira mais eficaz de cobrar esses clientes inadimplentes? 

Antes de tudo, é preciso saber que existem dois tipos de clientes: aqueles que não

pagam as contas porque não possuem dinheiro para arcar com as suas dívidas, e aqueles que simplesmente se esquecem de realizar o pagamento. 

Nesse sentido, as empresas precisam elaborar estratégias para resolver esse problema e receber o que é seu por direito (mesmo que seja preciso recorrer à justiça), como por exemplo: 

– Formalizar as vendas;

– Enviar lembretes com o dia do pagamento via SMS ou e-mail;

– Incentivar pagamentos em dia, oferecendo descontos e vantagens;

– Optar por formas de pagamento mais seguras, como o débito automático;

– Criar métodos de negociação com os clientes.

 

Estratégias para cobrar clientes inadimplentes 

  1. Formalizar as vendas

Ter contratos e outros comprovantes para confirmar a realização das vendas, é uma forma segura de garantir os direitos da empresa e de se relacionar com os devedores. É indispensável emitir notas fiscais e armazená-las em locais adequados; pedir para que os clientes assinem contratos no ato da compra, assim como usar notas promissórias. 

 

  1. Ferramentas tecnológicas

Softwares de gestão empresarial são ótimos aliados dos empresários, nesse desafio de cobrar os clientes inadimplentes. Ao acompanhar o fluxo de caixa todo mês, é possível identificar os pagamentos que ainda não foram realizados e entrar em contato com os devedores. 

Outra vantagem de utilizar esse tipo de software é a possibilidade de cadastrar todos os clientes na plataforma, facilitando o acesso de informações como nome completo, telefone, endereço e e-mail, por exemplo. Além disso, também permite que os gestores acompanhem as contas a pagar e a receber da empresa.

 

  1. Crie um sistema de negociação

Padronizar todos os sistemas de negociação, pode ser uma boa solução para resolver o problema da inadimplência. Nesse sentido, é preciso que as empresas elaborem uma estratégia para negociar com os clientes, sem favorecer um ou outro. 

Muitas vezes, as tentativas de evitar a inadimplência são fracassadas, mas ainda assim é necessário ter uma oportunidade para uma cobrança amigável, seguindo um processo pré-definido. 

A princípio você pode:

– Definir os juros que serão cobrados por dia ou mês de atraso;

– Notificar o cliente inadimplente após 15 dias de atraso, por meio de SMS, e-mail ou até ligação;

– Planejar facilidades de pagamento, oferecendo prazos maiores, e até aceitar dividir o valor em mais parcelas;

– Elaborar uma Política de Pagamento e deixar disponível para que todos os clientes possam saber das condições estabelecidas pela empresa com transparência;

– Definir quais as ações que serão tomadas em caso do não recebimento, como recorrer à justiça, por exemplo. 

 

Seguindo essas dicas, é possível que a sua empresa evite a inadimplência e também consiga receber os valores que os clientes estão devendo. 

Lembre-se que, durante a negociação, mesmo que esteja em uma situação estressante com o cliente, o respeito deve vir em primeiro lugar! 

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