Como cobrar um cliente inadimplente?
Com certeza você já deve ter ouvido esse ditado popular: “Devo, não nego. Pago quando puder”. Ouvir essa frase de um cliente devedor é um verdadeiro pesadelo para os empresários, não é mesmo? Afinal de contas, não receber os pagamentos em dia, resulta em muitas complicações na situação financeira da empresa.
Mas qual é a maneira mais eficaz de cobrar esses clientes inadimplentes?
Antes de tudo, é preciso saber que existem dois tipos de clientes: aqueles que não
pagam as contas porque não possuem dinheiro para arcar com as suas dívidas, e aqueles que simplesmente se esquecem de realizar o pagamento.
Nesse sentido, as empresas precisam elaborar estratégias para resolver esse problema e receber o que é seu por direito (mesmo que seja preciso recorrer à justiça), como por exemplo:
– Formalizar as vendas;
– Enviar lembretes com o dia do pagamento via SMS ou e-mail;
– Incentivar pagamentos em dia, oferecendo descontos e vantagens;
– Optar por formas de pagamento mais seguras, como o débito automático;
– Criar métodos de negociação com os clientes.
Estratégias para cobrar clientes inadimplentes
- Formalizar as vendas
Ter contratos e outros comprovantes para confirmar a realização das vendas, é uma forma segura de garantir os direitos da empresa e de se relacionar com os devedores. É indispensável emitir notas fiscais e armazená-las em locais adequados; pedir para que os clientes assinem contratos no ato da compra, assim como usar notas promissórias.
- Ferramentas tecnológicas
Softwares de gestão empresarial são ótimos aliados dos empresários, nesse desafio de cobrar os clientes inadimplentes. Ao acompanhar o fluxo de caixa todo mês, é possível identificar os pagamentos que ainda não foram realizados e entrar em contato com os devedores.
Outra vantagem de utilizar esse tipo de software é a possibilidade de cadastrar todos os clientes na plataforma, facilitando o acesso de informações como nome completo, telefone, endereço e e-mail, por exemplo. Além disso, também permite que os gestores acompanhem as contas a pagar e a receber da empresa.
- Crie um sistema de negociação
Padronizar todos os sistemas de negociação, pode ser uma boa solução para resolver o problema da inadimplência. Nesse sentido, é preciso que as empresas elaborem uma estratégia para negociar com os clientes, sem favorecer um ou outro.
Muitas vezes, as tentativas de evitar a inadimplência são fracassadas, mas ainda assim é necessário ter uma oportunidade para uma cobrança amigável, seguindo um processo pré-definido.
A princípio você pode:
– Definir os juros que serão cobrados por dia ou mês de atraso;
– Notificar o cliente inadimplente após 15 dias de atraso, por meio de SMS, e-mail ou até ligação;
– Planejar facilidades de pagamento, oferecendo prazos maiores, e até aceitar dividir o valor em mais parcelas;
– Elaborar uma Política de Pagamento e deixar disponível para que todos os clientes possam saber das condições estabelecidas pela empresa com transparência;
– Definir quais as ações que serão tomadas em caso do não recebimento, como recorrer à justiça, por exemplo.
Seguindo essas dicas, é possível que a sua empresa evite a inadimplência e também consiga receber os valores que os clientes estão devendo.
Lembre-se que, durante a negociação, mesmo que esteja em uma situação estressante com o cliente, o respeito deve vir em primeiro lugar!
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