Como um sistema pode ajudar os açougues no controle e gestão do estoque?

Um açougue conta com inúmeros processos diários. O controle e a gestão de estoque estão entre os principais. Afinal, é necessário manter o produto refrigerado, de forma catalogada e, claro, de acordo com todas as exigências da legislação. Por isso, entender como um sistema pode ajudar os açougues nesse sentido é muito importante.

São vários os fatores que contribuem para que todas as rotinas, nesse sentido, sejam feitas com excelência. Quer saber como agregar os benefícios no seu negócio? Então, confira abaixo como um sistema de gestão voltado para açougues pode te ajudar a controlar e gerir o estoque de forma assertiva e efetiva.

Diversas funcionalidades
Sistemas de gestão para açougues têm diversas funcionalidades que ajudam no controle e gestão de estoque. Além do que abordamos no início do artigo, as movimentações das carnes de maneira diária, semanal e mensal ficam registradas, o que te ajuda a compreender melhor as saídas e quais produtos ‘emperraram’ no seu estoque.

Além disso, contribui no entendimento sobre a atual situação do estoque, com o catálogo de todos os produtos, ou seja, é possível evitar que a carne expire o prazo de validade ou que você possa montar uma estratégia, de acordo com as características do seu negócio, para recebimento dos fornecedores sem perder parte do produto. Mas, não é só isso.

Integração de estoque e setores
Um problema recorrente nos açougues e casas de carnes do nosso país é a falta de integração entre setores. Por exemplo: evita-se problemas fiscais, visto que o sistema de gestão integrará tudo que entra e sai do estoque, alinhando com o setor contábil. Além de facilitar o processo, também impede contratempos com a Receita Federal.

Outro ponto é a área de vendas, que pode negociar com fornecedores e clientes de acordo com o que o sistema indica, elencando as carnes disponíveis no estoque. Em todos os sentidos, do comercial ao financeiro, utilizar um sistema para controle e gestão do estoque de forma integrada traz rapidez, dinamismo e segurança para sua empresa e produto.

Análise de dados
O estoque de um açougue conta com variados produtos de origem animal. Além disso, há toda a preocupação com a infraestrutura: afinal, deve-se manter as peças refrigeradas e de acordo com as devidas exigências sanitárias. É aí que entra a análise de dados: entender, por meio das informações do sistema de gestão, como gerir da melhor forma.

Em outras palavras, pode-se priorizar os produtos com maiores saídas e encontrar formas alternativas de estoque para aqueles sem tantas vendas, entende-se os períodos que mais demandam de atenção dos produtos estocados, com os dados do sistema, permitindo estratégias diferentes. E, por fim e mais importante, centraliza e automatiza tudo em apenas um único ponto no software de gestão.

Conclusão
Não apenas o controle e gestão de estoque, mas a excelência às rotinas produtivas. Esse é o papel de um bom sistema para açougues, que permite entender melhor como funciona seu negócio – priorizando a qualidade do seu produto. Afinal, gerir e controlar um bom estoque é sinônimo de carne de primeira para os clientes, não é mesmo?

Conheça nosso sistema de gestão e veja os benefícios de aplicar no seu açougue.

Comercial

Como podemos ajudar?