Conheça 5 das principais ferramentas para um processo de gestão eficiente nas empresas

Gerir uma empresa tem se tornado um desafio cada vez maior. Com um mercado tão competitivo e clientes ainda mais exigentes, o trabalho dos gestores se tornou mais importante e muito mais difícil. É preciso gerir deste o aspecto financeiro, passando pelo estoque até as pessoas, com inúmeras disciplinas diferentes no meio. Felizmente, a tecnologia existe para trazer ferramentas que ajudam no processo de gestão. Conheça as 5 principais soluções que podem ajudar.

1 – O software de gestão
Começando pela mais completa. Os sistemas de gestão atualmente, estão cada vez mais completos e personalizados. A tecnologia permite adaptar estas soluções para diferentes segmentos e empresas, desde restaurantes até a indústria e qualquer outro.

Eles podem cobrir cada necessidade da empresa, e por serem personalizados, podem se adaptar a soluções que os negócios precisam, de forma mais específica. É uma solução que poupa muito o trabalho dos gestores, automatizando certas tarefas e trazendo mais agilidade para os profissionais em outras.

2 – Os KPIs
Os KPIs também são um conjunto de ferramentas essenciais. Porém, especialmente neste caso, precisam ser muito bem escolhidas. A sigla significa Key Performance Indicators, ou Indicadores Chave de Performance, e são métricas que ajudam a determinar se uma empresa está caminhando rumo aos seus objetivos.

O desafio, neste caso, é implementar o KPI ideal para cada situação. Cada objetivo merece o KPI específico e o negócio precisa escolhê-lo da maneira ideal. Caso contrário, uma medição errada pode ser bem problemática.

3 – CRM
Outra sigla vital, CRM, significa Customer Relationship Management, ou Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente. É um conjunto de técnicas e práticas que visam melhorar o relacionamento entre empresa e cliente, de modo a aumentar a fidelização e garantir um volume de compras maior, especialmente no longo prazo.

Como a nova economia coloca o cliente no centro das interações, este tipo de ferramenta se tornou ainda mais fundamental. Existe também um software que pode fazer este trabalho e os sistemas de gestão mais completos contam com soluções de CRM.

4 – Kanban
O Kanban é uma ferramenta interessante para o controle de tarefas no dia a dia. Com uma ideia bem simples, são divididas todas as tarefas que precisam ser executadas em 3 colunas: as feitas, a fazer e em execução. Assim, a equipe sabe muito bem o que precisa ser feito e quem está encarregado do quê.

É uma ferramenta extremamente simples, mas que aumenta a produtividade e elimina os ruídos de comunicação dentro da empresa. Assim, tarefas não são esquecidas nem feitas duas veze00s.

5 – Análise SWOT
É uma das ferramentas mais úteis e conhecidas, que permite para os gestores conhecer melhor a própria empresa, tendo um ponto de vista mais contextualizado interna e externamente.

A sigla, em inglês, pode ser traduzida como Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades, e seu maior objetivo é ajudar a nortear a estratégia da empresa considerando estes 4 pontos específicos.

Além destas, existem inúmeras ferramentas que podem ser usadas para melhorar os processos de gestão de sua empresa. Felizmente, o sistema de software reúne grande parte das mais importantes, para tornar este processo ainda mais simples e eficiente.

Quer conhecer um software que pode ajudar muito a sua empresa a se tornar ainda melhor? Então, acesse o site e confira!

Comercial

Como podemos ajudar?