Conheça x benefícios que investir em um sistema pode trazer para o varejo

Ter um negócio é cada vez mais um desafio diário, tendo em vista o alto nível de competitividade e mudanças no comportamento dos mercados consumidores. Essa realidade se manifesta principalmente nas atividades do varejo, afinal, compõe e representa uma das maiores parcelas das atividades comerciais.

Para ter melhor controle e seguir rumo aos objetivos de crescimento, as empresas de varejo devem investir em um bom sistema de gestão. Mas você sabe quais são os benefícios que essa ferramenta proporciona?

Descubra neste artigo 5 benefícios que um sistema pode proporcionar para o varejo e entenda o quanto ele é importante para esse segmento empresarial.

1 — Agiliza o atendimento
O sucesso para o varejo depende do número de atendimentos que é capaz de realizar dentro de um determinado período (hora, dia, mês, etc.) e quanto maior for esse número, maiores serão as chances de conquistar o sucesso nas suas atividades.

Nesse sentido, um sistema com o módulo PDV (Ponto de Venda) proporciona a agilidade no atendimento e ajuda a aumentar o número de transações realizadas.

2 — Identificação dos itens de maior giro
O uso de um sistema ERP — (Enterprise Resource Planning) ou Sistema de Gestão Empresarial) no varejo proporciona o benefício de identificar os itens que mais são vendidos, possibilitando classificá-los de acordo com o nível de demanda.

De posse dessas informações será possível estruturar a organização e exposição dos produtos, colocando os itens com vendas mais expressivas em locais de destaque para que chamem a atenção dos clientes. Isso facilitará o seu acesso e, em consequência, despertará o interesse para o consumo.

3 — Avaliação do desempenho dos vendedores
Um sistema para o varejo registra os dados relacionados a todas as operações comerciais, principalmente das vendas realizadas e os vendedores responsáveis por operação finalizada.

Assim, os gestores terão os dados adequados para acompanhar e quantificar o desempenho dos seus vendedores, promover ações que busquem a melhoria contínua e manutenção da motivação. Poderá, ainda, gratificar os melhores vendedores — uma iniciativa que vai incentivar a superar os limites pessoais na busca de finalizar mais vendas e obter maiores retornos.

Tais informações também são valiosas em cenários opostos, ou seja, de baixa produtividade e finalização de vendas. Nesse caso o gestor da área terá meios de identificar os vendedores que vêm apresentando baixo rendimento e promoverá treinamentos que desenvolverão habilidades e competências de vendas.

4 — Acompanhamento dos níveis dos estoques
Um sistema permite que os gestores de um varejo acompanhem os níveis dos estoques em tempo real e monitorem a quantidade de cada item de acordo com a sua margem de segurança.

Isso vai estabelecer os níveis corretos de ressuprimentos para que não ocorram faltas dos produtos com alta demanda, nem que ocorra o excesso de itens em estoque — o que representa um grave risco em relação à imobilização de capital financeiro.

Falando ainda dos benefícios dos níveis dos estoques, permite manter um melhor relacionamento e metodologias de ressuprimento com os fabricantes e fornecedores, algo que é primordial para manter os níveis de disponibilidade de produtos e aumento das vendas.

5 — Otimização da gestão financeira
Nem sempre o alto faturamento significa lucros maiores se as operações inferem custos elevados. Esse cenário é fortemente vivenciado pelo varejo que costuma sacrificar a sua margem de lucro para gerar mais vendas.

E para não perder o controle sobre as finanças do negócio entra em cena o uso inteligente das informações que somente um sistema pode oferecer. Isso vai garantir o planejamento financeiro antecipado e a adoção de medidas corretivas em tempo hábil.

Ainda no tema da gestão financeira, um sistema proporciona ao varejo a análise e concessão de crédito de maneira correta, sem comprometer o seu capital e a alta exposição com o risco de inadimplência.

Percebeu como um sistema proporciona inúmeros benefícios ao varejo? Então o que está esperando para adotar essa ferramenta e levar o seu negócio ao próximo nível? Certamente você não vai se arrepender!

Se você precisa de uma solução completa para sua empresa de varejo, temos a solução ideal. Acesse agora mesmo o site e conheça os nossos produtos! E se tiver alguma dúvida é só entrar em contato conosco e conversar com um dos nossos consultores.

Comercial

Como podemos ajudar?