Erros comuns para evitar na hora de empreender

Começar um empreendimento, independente da área, é um grande desafio para os iniciantes, pois exige muito planejamento, pesquisa e estudo, além da preocupação constante com o sucesso e desenvolvimento da empresa.

Durante esse processo da criação da empresa, muitos empreendedores acabam cometendo alguns erros bem comuns e, por mais prováveis que sejam, muitas vezes passam despercebidos pelos empreendedores. 

Se você é empreendedor, fique atento para não errar mais! A seguir, confira 6 erros comuns para evitar na hora de empreender.

 

  1. Não se formalizar

Se um empreendedor não formaliza a própria situação e a da empresa perante a legislação vigente, poderá ter problemas sérios com a Receita Federal, além de não poder emitir notas fiscais para pessoas físicas ou jurídicas e nem contratar funcionários. Todas essas consequências não demonstram profissionalismo e por isso, podem prejudicar o seu negócio.

Para uma empresa ser reconhecida legalmente e ter seus direitos fiscais e jurídicos preservados, é preciso se inscrever no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, o CNPJ. Além de formalizar a situação do seu empreendimento, esse respaldo jurídico atrai a confiança dos clientes.

 

  1. Misturar contas pessoais com empresariais

Muitos empreendedores cometem o erro de usar a mesma conta bancária para gerenciar as contas pessoais e as da empresa, já que são donos do próprio negócio. Mas as chances de acabar retirando dinheiro do caixa para pagar contas pessoais é grande, e isso pode afetar consideravelmente o Capital de Giro. 

Por isso é importante ter contas bancárias separadas ou estipular um valor fixo, como um salário – pró-labore, e retirar no início de cada mês.

 

  1. Errar nos cálculos de precificação e a margem de lucro

Estabelecer preços muito baixos ou muito elevados em seus produtos e serviços, pode ser um problema para o seu negócio! Por isso, fazer os cálculos considerando uma margem de lucro é de extrema importância para movimentar o Capital de Giro e assim, manter o bom funcionamento da empresa e atingir o lucro necessário para realizar investimentos e fazêlo crescer. 

  1. Ignorar o Marketing Digital

A maioria das pessoas está conectada à internet e recorre às redes sociais para buscar novos produtos, avaliar a qualidade dos serviços e realizar compras. Desse modo, estar presente no meio digital é essencial para que as empresas sejam encontradas na internet!

Se o empreendedor ignora esse fato e não usa a tecnologia a seu favor para divulgar o seu empreendimento, está perdendo uma grande estratégia para ampliar as suas vendas. 

 

  1. Não controlar o estoque

Não controlar o estoque da empresa é prejudicial, pois pode resultar na perda de produtos, além de influenciar negativamente no Capital de Giro. 

Uma boa gestão de estoque, garante a redução de desperdício e controla os gastos com a manutenção e armazenamento dos produtos.

 

  1. Falta de organização financeira

A falta de organização financeira é um dos erros mais comuns cometidos pelos empreendedores. Se você não faz um acompanhamento do seu fluxo de caixa e nem controla as contas a pagar e a receber, cuidado! Você poderá ter inúmeros problemas em vista.

Somente com uma gestão financeira organizada e eficiente, você terá conhecimento sobre todos os dados e informações que precisa para tomar as melhores decisões e saber investir corretamente no seu negócio.

Para organizar os sistemas do seu negócio, a Finer tem as melhores soluções em softwares para o setor empresarial, contando com opções para variados ramos: lojas de departamento, oficinas mecânicas, restaurantes e quiosques. Tudo isso, para facilitar o gerenciamento e a produção da sua empresa!

Quer saber mais? Acesse https://www.finer.com.br/ e confira qual a melhor opção para decolar o seu negócio! 

 

Comercial

Como podemos ajudar?