Importância de ter o controle do fluxo de caixa na sua empresa

Para qualquer empresário ou autônomo alcançar o sucesso nos negócios, a boa administração é ponto fundamental.

Com informações organizadas e transparentes, o gestor pode tomar decisões mais assertivas.

Por isso, uma ferramenta do (de) Fluxo de Caixa se mostra fundamental, mesmo que muitas vezes não receba a devida importância de alguns administradores.

No dia a dia, a expressão ‘fechar o caixa’ é comum em empresas de qualquer porte, mas sem o Fluxo de Caixa, também é comum a falta de organização dessas informações.

Com essa ferramenta é possível gerar um lucro sustentável, ou seja, aquele te dá segurança nos resultados, independente da época do ano.

Mas o que é um fluxo de caixa?

Trata-se de um instrumento para controle das finanças de um negócio, permitindo acompanhamento das transações financeiras do empreendimento, com registro dos movimentos de entrada, traduzidos em receita, e de saída, traduzidos em despesas.

Na administração financeira, o fluxo de caixa é a ferramenta mais básica a ser usada pela gestão, porque contribui para melhora no desempenho financeiro da empresa, permitindo que o gestor otimize e aloque melhor os recursos.

Ainda está em dúvida? Confira 3 motivos pelos quais é importante ter controle do fluxo de caixa:

01 – Gerenciamento de gastos

Com um controle do fluxo de caixa em mãos, o gestor terá a possibilidade de identificar gastos desnecessários ou exagerados em determinado setor ou procedimento da empresa.

Com esse controle, é possível identificar, por exemplo, a ocorrência de desperdício de recursos ou materiais e corrigir este problema, trazendo economia para o empreendimento.

Ou seja, o fluxo de caixa permite que você tenha mais controle e gerenciamento das contas da empresa, ciente dos valores exatos que são gastos com cada coisa e para onde são destinados os ganhos e lucros do trabalho realizado.

02 – Planejamento financeiro

Usando a ferramenta do fluxo de caixa, a longo prazo será possível ao gestor uma análise do histórico financeiro da empresa, permitindo realizar projeções para o futuro e planejamentos financeiros para o empreendimento.

Ou seja, será possível prever as entradas e saídas financeiras em determinados períodos do mês, permitindo que o gestor se programe no caso de períodos de baixa financeira, como meses de menor procura pelo serviço ou produto ofertado pela sua empresa.

03 – Base para tomadas de decisão

Informações e uma base de dados do controle financeiro passado da empresa podem ajudar no planejamento para o futuro.

Ou seja, quanto mais informações, atuais e antigas você conseguir reunir sobre a empresa, mais base terá para a tomada de decisões.

Dessa forma, a base de dados gerada pela análise dos fluxos de caixa pode permitir ao gestor para a (uma) tomada de decisões mais segura, já que domina o histórico de receita e despesa.

Fluxo de caixa e sucesso empresarial

A implementação do fluxo de caixa em empresas de qualquer porte é extremamente importante para criação de uma cultura de sistematização e planejamento.

Além de permitir análises, como melhor momento para novos investimentos, aquisições e reposições de estoque, o fluxo de caixa é o termômetro do seu sucesso, pois evidência se a empresa está operando no vermelho ou com boa margem de lucro.

Você também pode identificar com esta ferramenta a ocorrência de qualquer desvio de caixa ou mesmo uma aplicação cujo resultado não foi tão positivo.

Para qualquer administrador, o Fluxo de Caixa é uma mão na roda, fundamental para o crescimento da empresa.

Quer saber mais sobre soluções para poupar seu tempo e ainda atingir seus objetivos profissionais? Confira as sugestões de serviços e produtos em nosso blog e entre em contato com a nossa equipe.