Migrar de sistema em empresa pequena é fácil?

Está pensando em migrar de sistema? O seu software atual não atende mais as necessidades da sua empresa? Não quer ficar para trás de seus concorrentes quando o assunto é gestão? Então realmente chegou o momento de mudar. Mesmo que a sua empresa ainda seja pequena, é importantíssimo visar o crescimento e com certeza um bom sistema de gestão vai te ajudar nisso.

Acontece que, em momentos como esse, o empreendedor se vê em uma situação delicada, pois precisa fazer uma contratação certeira e, mesmo acertando na escolha, tem o receio de encarar o período de migração, temendo o pior e imaginando que vai acabar perdendo dados importantes e terá que cadastrar tudo novamente.

Mas será que fazer a migração de sistema em pequena empresa é algo tão difícil e “perigoso” assim? Descubra agora tudo o que você precisa saber antes de migrar!

 

Fazer a migração de sistema é fácil?

Sim! Desde que você escolha um novo sistema que facilite a migração, vai ser fácil realizar essa transição. Mas antes de realizar a migração, é preciso se preparar.

 

O que preciso saber antes de migrar de sistema?

Primeiramente, você precisa identificar quais são as suas necessidades e o que você espera de um sistema. Existem diversas opções no mercado, verifique se o sistema que você está contratando entrega o que você procura, dê preferência a um software específico para o seu segmento de atuação.

 

Opções de sistema para o seu segmento 

Geralmente, as desenvolvedores de software de gestão costumam segmentar seus sistemas para diferentes áreas de atuação dos clientes. É o que acontece aqui na Finer. Nós contamos com 3 sistemas diferentes para áreas específicas:

 

Sistema de gestão para restaurantes, bares e cafés: Temos o Finer Foods especificamente voltado para o ramo de alimentação.

Sistema de gestão para lojas: O Finer Store é o nosso sistema de gestão específico para lojas de departamentos, armarinhos, acessórios, jóias e bijuterias. Lojas dos mais diversos segmentos de vendas, inclusive conta com integração com e-commerce.

Sistema de gestão para serviços: Já para empresas que trabalham especificamente com serviços, temos o Finer Services, um software que atende os mais diversos tipos de negócios, desde oficina mecânica até a assistência técnica.

 

Os nossos 3 sistemas de gestão contam com suporte 24 horas, emissão de notas fiscais eletrônicas, controle financeiro, relatórios, controle de estoque e armazenamento em nuvem, que é indispensável nos dias de hoje.

É importante que você procure sistemas com características semelhantes para não correr o risco de ficar na mão quando mais precisar.

Painel do Finer Services

Painel de funções do Finer Services, nosso sistema de gestão para empresas de serviços.

 

Atenção para os custos

É sempre válido ressaltar que, ao migrar de sistema, você precisa tomar cuidado com os custos. A contratação de um sistema de gestão é feita, em quase todos os casos, com pagamento mensal. Portanto, tenha isso em mente e planeje-se para para não sofrer um grande impacto na receita anual que você não havia previsto.

 

Armazenamento de nuvem é tão importante assim?

Com certeza! É difícil imaginar uma empresa que busca crescer, não contratar um software de gestão que trabalhe em nuvem. Isso porque essa tecnologia é fundamental. Ela garante o controle remoto (de onde você estiver) da sua empresa e representa uma maior segurança dos seus dados.

Ao escolher seu próximo sistema de gestão, você não deve abrir mão de optar por um software em nuvem. Fique esperto!

Migração de sistema - Use software em nuvem

Ao fazer a migração de sistema, opte por um software em nuvem.

 

Como migrar de sistema na minha empresa?

Agora que você já sabe de tudo isso, chegou o momento de realizar a migração. Essas são nossas principais dicas para o processo ser rápido e funcionar sem te causar dores de cabeça:

 

Procure uma empresa que preste um bom suporte

A migração de software é um período importante e merece atenção. Portanto, é um dos momentos em que você mais vai precisar do suporte da empresa que contratou. A empresa que você escolheu deve ir até o seu estabelecimento para comandar a migração e oferecer apoio durante todo o processo.

 

Encontre o momento mais adequado

A migração de sistema pode ocorrer em meio ao funcionamento da sua empresa, você não precisa fechar as portas para realizá-la, então não vai sofrer impacto financeiro. De qualquer maneira, a nossa orientação é que você procure um momento adequado para fazer a migração, não escolha o período que você vende mais, aguarde por dias mais “calmos” dentro da empresa, assim você pode dar mais atenção ao acompanhamento do processo.

 

O que vai ser migrado e como?

Ao realizar a migração de sistema, os itens migrados são: Produtos (incluindo a importação fiscal), fornecedores e clientes. A importação é totalmente transparente e só é necessário que você disponibilize esses dados em Excel (exportados de seu sistema antigo). Uma dica, é que após exportar em Excel, você mantenha o arquivo armazenado em nuvem, para não sofrer com algum imprevisto que cause a perda desses dados.

A migração leva de 1 a 2 dias e, como dito anteriormente, não é necessário “fechar as portas” para realizá-la.

 

Adaptação ao novo sistema

Após realizar a migração, pode levar algum tempo para você se adaptar ao novo sistema, isso é completamente normal. O que não é normal, é você não entender como o sistema funciona, pois, a equipe da empresa contratada deve ensinar o passo a passo para uso. E isso é algo que nós damos muita importância aqui na Finer.

A adaptação vai ser fácil se você escolher um sistema que seja fácil de usar, com design limpo e funcional. Você precisa de uma ferramenta que te ajude a gerir a sua empresa, então não deve perder tempo “desbravando” e descobrindo como ela funciona. O sistema de gestão deve facilitar a sua vida.

 

Está com dúvidas para escolher e migrar de sistema?

Se restou alguma dúvida sobre como fazer a migração de sistema, ou você ainda não escolheu para qual sistema vai migrar, nós podemos te ajudar. Cadastre-se abaixo e receba uma consultoria em sistemas grátis.

 

Quero uma consultoria em sistemas grátis